Por Que Ainda Usamos Relógios?

Em uma era de smartphones e smartwatches, é comum ouvir que o relógio de pulso se tornou um item obsoleto. Mas a realidade revela algo diferente. Por quê?

7/20/20252 min ler

No mundo contemporâneo, onde smartphones e smartwatches dominam o cenário da tecnologia, pode ser comum escutar: o que os relógios de pulso ainda estão fazendo aqui? Será que não se tornaram itens ultrapassados? De fato, os relógios de pulso não são mais o método mais eficiente de marcar as horas, mas há muito tempo esse deixou de ser o seu principal objetivo.

Para entender melhor essa história, devemos voltar ao ano de 1969, quando o movimento a quartzo chegou ao mercado relojoeiro. Até então, o propósito mais essencial de qualquer relógio era dizer o horário, e com a maior precisão possível, de preferência. Todavia, com o advento do movimento eletrônico, incomparavelmente mais barato e preciso, os relógios mecânicos tiveram de se reinventar. Em vez de se anunciarem como boas alternativas para contar o tempo (o que os faria concorrer diretamente com os imbatíveis quartz), passaram a promover o seu aspecto de acessório, de estilo de vida, de arte refinada e encantadora.

Bom, pode parecer estranho se importar tanto com um item que marca as horas. Nada mais que um conceito humano, não é? Mas é exatamente isso que o faz ser tão cheio de significado: ele revela a mais pura relação do homem com a natureza, a mistura perfeita entre tradição e invenção. Com diversas formas, cores e propostas de valor, os relógios representam hoje o espírito de cada portador, não só para os outros, mas para ele mesmo em primeiro lugar. Um item tão belo assim não poderia acabar simplesmente porque sua funcionalidade prática, sua "primeira desculpa" para existir, deixou de ser a mais relevante.

Pelo próprio conceito, cada relógio deve ser autêntico e verdadeiramente especial, de modo que, na Libertas, nos esforçamos continuamente para criar peças que saiam do design genérico e que representem bem nossos clientes. A relação de cada pessoa com seu relógio é algo único, capaz de resistir aos melhores e aos piores momentos e de sobreviver para contar as mais fantásticas histórias. Queremos promover isso, e com aquele toque de sofisticação, propósito e confiança que só um relógio de verdade é capaz de transmitir.

Afinal, talvez o seu celular ou o seu smartwatch te forneçam melhor as horas, mas jamais o farão com o refinamento ou com a elegância de um relógio mecânico. Acima de tudo, isso é respeito, é excelência. Um relógio bem feito atravessa gerações, participa de momentos e carrega valores; não é descartado depois de 2 anos de uso. Um relógio de verdade não vem com uma tela cheia de distrações; vem com um ponteiro que simplesmente gira, que te convida a viver na única coisa que ele mostra: o agora. Hoje, um relógio não marca só o horário, marca a personalidade que não cabe em pixels. E isso, nenhum eletrônico faz por você.

Por que ainda usamos relógios? Porque a vida seria muito chata se não os usássemos.

Viva essa realidade. Isso é Libertas.

FIQUE POR DENTRO

Nós sempre temos algo de novo para compartilhar. Inscreva-se na nossa newsletter por e-mail ou nos siga no Instagram para saber sobre novas coleções, descobrir ofertas, receber updates ou só bater um papo sobre a vida. Prometemos ser otimistas!